Acesse aqui o “Censo mineiro de startups e demais empresas de base tecnológica”

Foi divulgado no último dia 07 de junho o “Censo Mineiro de Startups e demais empresas de base tecnológica”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), coordenada pelo HUB Minas Digital, que conta com o apoio científico e metodológico do Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O estudo buscou identificar e quantificar as empresas de base tecnológica do Estado, em especial as startups, bem como apresentar os seus principais indicadores e dificuldades. Essas informações poderão ser utilizadas por aqueles que atuam junto ao ecossistema empreendedor para a promoção da inovação tecnológica no Estado e a implementação de políticas e ações que permitam a consolidação dos empreendimentos de base tecnológica, cujos negócios figuram como um valioso mecanismo de desenvolvimento social e econômico.

A iniciativa do Censo surge como uma complementariedade aos relatórios técnicos intitulados “Estudo, Análise e Proposições sobre as Incubadoras de Empresas de Minas Gerais”6 e “Análise dos ambientes de inovação de Minas Gerais: empresas, incubadoras de empresas e parques tecnológicos”, respectivamente, em 2014 e 2016.

Os resultados obtidos demonstram que o movimento de empreendedorismo inovador do Estado é bastante relevante e se destaca no país por apresentar um contingente considerável de EBTs, bem como de ambientes de inovação que atuam na criação, no apoio e na consolidação desses empreendimentos. Responderam ao Censo 357 startups e 82 empresas consolidadas, totalizando 439 EBTs. Em relação a essa amostra, em 2017, 44% das startups preveem um faturamento de até 100 mil reais. Já 24% das empresas consolidadas declararam que faturarão entre 1 e 5 milhões de reais, enquanto que 9% pretendem faturar mais do que 5 milhões de reais. As startups respondentes geraram 889 empregos, enquanto as empresas consolidadas alcançaram a marca de 1429, totalizando 2318 postos de trabalhos.

Acesse o estudo completo aqui