Informativo

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa abre chamada de projetos de P&D na área de tecnologia

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) disponibilizou o edital 2019 para chamada de projetos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Pesquisadores de instituições públicas e privadas, startupeiros e demais profissionais interessados em participar do processo podem enviar suas propostas até o dia 31 de março. Os Grupos de Trabalho aprovados serão conhecidos durante a realização do Workshop RNP, nos dias 6 e 7 de maio. Os aprovados terão o prazo de 12 meses para execução dos projetos.

Entre os objetivos do edital, a RNP reitera o compromisso de implantar e desenvolver uma ciberinfraestrutura nacional a ser utilizada na educação, pesquisa e inovação, permitindo, assim, a evolução da rede Ipê e das redes metropolitanas de alta velocidade. Além disso, o edital estende o apoio às políticas de desenvolvimento em ciência, tecnologia e saúde.

Pela primeira vez, o projeto passa a incluir o ecossistema de inovação no edital, com o propósito de fomentar a criação de novas startups e também apoiar as já existentes. Para isso, será necessário que integrantes de startups se associem a pesquisadores.

Diante deste cenário, a RNP busca propostas que possam auxiliar na expansão dos serviços oferecidos pela rede. Por este motivo, o edital incentiva a submissão de temas específicos, com projetos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicada na Educação e Saúde, Cibersegurança, Monitoramento de Redes, Gestão de Identidade, além de Infraestruturas e Aplicações para campi universitários.

Os resultados tecnológicos de P&D contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico e social do país. Ao unir este programa ao modelo aberto das startups, há o aproveitamento de ideias dinâmicas e inovadoras que demonstram originalidade e relevância nos usos da tecnologia.